sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Anos 60

A coluna de direção passava a ser retrátil, com o volante em forma de cálice, enquanto a suspensão dianteira vinha com barra estabilizadora. Na Alemanha, em 1960, o modelo ganhava amortecedor de direção, como no kubelwagen, que 20 anos antes já usava o sistema. A fábrica chega ao Brasil e o modelo passa usar também volante tipo cálice. Os indicadores de direção (bananinhas) davam lugar a mostradores nos pára-lamas dianteiros. Em 1961, o motor 1200cc passava a ter mais potência e a primeira marcha passava a ser sincronizada, o painel passava a contar com marcador de combustível e era lançada a famosa alça de apoio para passageiros. Foi atingida a marca de 5milhões de Fuscas fabricados no mundo todo. No ano de 1962, a versão Standard ganhava freios hidráulicos.
No Brasil o chassi passava a ser totalmente nacional e as lanternas traseiras passavam a ser maiores. Em 1963, no modelo nacional as janelas passavam a ser basculantes, o painel ganhava botão de acionamento do lavador de pára-brisa e enfim nosso modelo ganhava amortecedores de direção. Em 1964, o modelo europeu sofria novas mudanças de estilo enquanto o brasileiro tinha novo tanque de combustível, aumentando o espaço do porta-malas e novas forrações internas foram bem vindas. Era criada a filial da VW no México. O ano de 1965 trouxe significativas mudanças no nosso Fusca, como cobertura da luz de placa e piscas dianteiros maiores, a barra de direção contava com lubrificação automática e o banco traseiro passava a ser dobrável. Foi também o ano de lançamento do espartano “pé de boi” e o fracasso com teto solar. Em 1966, na Alemanha, era lançado o motor 1300cc, um pouco mais valente e aqui no Brasil foram descontinuadas estas versões e com teto solar. Alguns modelos ganhavam novas dimensões no vigia traseiro e braço dos limpadores com repouso do lado direito.
Em 1967, na Europa, era lançada a motorizarão 1500cce lançada à versão 1300cc, com 38 CV, que vinha com novas rodas e novas forrações internas. Em 1968, o Fusca brasileiro passava a ter a caixa de direção lubrificada a graxa e não mais a óleo e a parte elétrica agora passa a ser 12 volts e nova suspensão com regulagem de cambagem. Na Alemanha os faróis passavam a ser menores e mais verticais, os pára-choques, mais robustos, novos espelhos retrovisores e a grande novidade: o cambio Sportomatic, semi-automático. No ano de 1969, os novos espelhos retrovisores chegam ao Brasil.

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